OMiD Academia de Áudio: exemplos didáticos para aulas

 

Uso de 7 Elos na Produção Musical

Compare o quarto disco do Led Zeppelin, também chamado de The Hermit. Se não conseguir, baixe a última faixa, "When the Levee Breaks". Escute os primeiros compassos desta música. Estamos interessados especificamente na sonoridade do bumbo e como ele foi concebido.

    1. Há uma maneira especial como ele está sendo tocado pelo baterista?
    2. Descreva a sonoridade do bumbo. Como ele soa? Quais são as suas características?
    3. Como você descreveria a acústica da sala?
    4. Como você supõe que o bumbo foi colocado nesta sala?
    5. Que microfones você imagina? Quantos são e como foram colocados?
    6. Tem outros efeitos, que podem ter sido usados?

Faça isso por escrito, antes de continuar a leitura... Deixamos o trecho dos primeiros quatro compassos em .WAV e em loop para facilitar a sua audição ou faça o download aqui:

A música foi gravada na Headley Grange, em East Hampshire (perto de Londes) em um antigo instituto para pessoas carentes (poorhouse), que foi transformado em uma mistura de casa, salas de ensaio, esconderijo criativo e estúdio de gravação. Neste estúdio foi gravado material do Led Zeppelin e do Genesis.

A razão para usarmos esta faixa é porque ela mostra, em todos os detalhes, os 7 elos que abordamos neste artigo. Na época de sua criação, ela chamou muito atenção pela grande sonoridade do bumbo. Segue a resposta sobre como foi feito o set-up revolucionário na época desta bateria. A sua supervisão foi feita por Andy Johns, o que o tornou famoso! Aqui vai:

Elo 01: Músico: O baterista, Bonham, era admirado por sua velocidade, força, um pé direito rápido, som distinto e o feeling para o groove. A gravação foi feita em tempo acelerado, mas depois foi desacelerado, o que explica o som lamacento.

Elo 02: Instrumento: Usaram um kit de Ludwig, que foi entregue da fábrica no mesmo dia e era novinho; deixaram a pele bastante frouxa e retiraram parte dos cobertores, que são comuns dentro do bumbo, para abafar as ressonâncias.

Elo 03: Acústica: Posicionaram a bateria no fundo de uma caixa de escada de três andares do prédio para garantir o tempo de reverberação desejado.

Elo 04: Colocação: Eles se posicionarem no final do caixa de escada, onde havia um acúmulo maior de frequências graves, devido às ondas estacionárias, para aumentar mais ainda os graves.

Elo 05: Microfonação: Usaram dois microfones Beyerdynamic M160, colocados no segundo andar, deixando a sonoridade muito ressonante, mas um pouco abafada.

Elo 06/07: Fluxo de Sinal e Estrutura de Ganho: Uma vez gravado, Johns finalizou no estúdio móvel dos Rolling Stones, onde comprimiram o som gravado e passaram por uma unidade de eco Binson do guitarrista Page.

Como você pode ver, a gravação foi ao mesmo tempo simples e complexa: dispensou equalizadores eletrônicos em forma de filtros, mas houve todo o trabalho de criar a sonoridade desejada, usando os conceitos abordados aqui. O resultado é deslumbrante e ficou gravado na mente dos técnicos até hoje! Estes primeiros compassos ficaram na memória por serem os mais sampleados da história (veja Cold Cut, Eminem, Beasty Boys, Enigma, Björk, Massive Attack, etc.), especialmente de artistas de Hip Hop por sua sonoridade pesada.

Confere a faixa original do Led Zeppelin e 10 exemplos de adaptações históricas. Deixamos o 'When the Levee Breaks' em .WAV. As outras faixas estão todas em MP3. Para questões de direitos autorais, colocamos somente um trecho pequeno da música. Estimulamos ao estudante de produção musical, ter a música completo nos seu acervos.

Faixa Original:
Original: Led Zeppelin - When The Leeve Breaks
When The Leeve Breaks é um blues escrito e gravado pela primeira vez em 1929 por um casal de Kansas: Joe McCoy e Memphis Minnie. A música é em reação aos enchentes desastrosos do Mississippi em 1927.
(1971)
 
   
10 Adaptações sampleados em ordem cronológica:

Exemplo 01: The Beastie Boys - Rhymin & Stealin
Este primeiro uso da faixa original sampleado, resultou em um processo de membros do Led Zeppelin contra os Beasty Boys por violação de propriedade intelectual. Foi o primeiro LP Hip Hop que chegou na topo da parada de álbuns da Billboard e vendeu mais de 9 milhões de cópias nos EUA.

(1986)

Exemplo 02: Coldcut - Beats And Pieces
Beats And Pieces é um single do Coldcut, lançado em 1987 como o primeiro single de seu álbum de estréia What's That Noise? A canção contem outros samples que vão de James Brown, Kurtis Blow e comediante americano Flip Wilson.

(1987)

Exemplo 03: Derek B - Bad Young Brother
Derek B, era um rapper britânico. Seus lançamentos mais bem sucedidos comercialmente foram Goodgroove e Bad Young Brother em 1988.

(1988)

Exemplo 04: Ice-T - Midnight
Original Gangster é o quarto álbum de Ice-T e foi elogiado por muitos como o melhor dele. Tem trechos sampleados do Vertigo do Black Sabbath, 9mm Goes Bang de Boogie Down Productions e I Ain't No Joke do Eric B. & Rakim.

(1991)

Exemplo 05: The Beastie Boys - So What'cha Want
O artista Beck depois usou um sample da faixa ritmica deste album para o E-Pro, a faixa de abertura de seu álbum de 2005, Guero.

(1992)

Exemplo 06: Björk - Army of Me
Army of Me foi um sucesso comercial, e o primeiro single de Björk para entrar no top 10 do UK Singles Chart.

(1995)

Exemplo 07: Massive Attack - Man Next Door
A música foi lançada como single do The Slits em 1980, quando alcançou o número 5 no Reino Unido Indie Chart, permanecendo na carta durante 13 semanas.

(1998)

Exemplo 08: Enigma - Gravity of Love
A música possui vocais de Ruth-Ann Boyle da banda britânica Olive e tem amostras de Carmina Burana de Carl Orff.

(1999)

Exemplo 09: Eminem - Kim
A canção reflete intensa raiva e ódio contra Mathers Eminem esposa na epoca, Kim, com Eminem imitando sua voz acima dos Samples do Led Zeppelin.

(2000)

Exemplo 10: Depeche Mode - Get Right With Me
Após seu release, Songs of Faith and Devotion alcançou o número um no Reino Unido e paradas de álbuns dos Estados Unidos. Para divulgar o álbum, o Depeche Mode embarcou na turnê Devotional que durou 14 meses.

(2003)

Obs.: Sugerimos de você ouvir as faixas enteiras diretamente dos CDs originais.