OMiD Academia de Áudio: exemplos didáticos para aulas

 

Uso de Gates na Produção Musical

Compare estas três faixas de 'Heroes' do David Bowie. São três trechos curtos (por questões de direitos autorais) da memsa música, mas em Wav (44.1/16). Sugerimos de você ouvir isso com uma monitoração adequada. Esta produção é famosa pelo seguinte fato: David Bowie estava cantando em um corredor comprido, com três microfones colocados:

1. Microfone próximo
2. Microfone distante
3. Microfone de ambiente

O segundo e terceiro microfone eram ligados a dois gates com dois thresholds diferentes. O primeiro gate, controlando o segundo microfone, somente abria se o volume chegar a um nível A e o segundo gate, controlando o terceiro microfone somente quando passar de um nível B, maior ainda.

Assim foi criado uma dinamica musical muito interessante. Nas passagens mais baixaos esta em uso somente o microfone (1). Quando as letras chegarem no título da música '... or we can be heroes' o gate abre o microfone (2) se juntando ao primeiro para sublinhar a palavra 'Heroes', que é o título e idéia genuina da música. Nas repetições do chorus seguintes abre o terceiro microfone e assim com todos os microfones abertos. O resultado é um espaço cada vez maior, relacionado ao volume musical e consequentemente ao contorno emocional da produção musical. Isso é pré-produção!

Confere os exemplos:

  Somente primeiro microfone aberto:
  Microfone 1 & 2 abertos:
  Todos os Microfones abertos:

 

Obs.: Sugerimos de você ouvir a faixa enteira diretamente do CD original.